Laboratório



EXPERIMENTOS

ENSINO FUNDAMENTAL - II

CIÊNCIAS


AÇÃO DOS DECOMPOSITORES NO
APODRECIMENTO DOS ALIMENTOS

Material
• Placas de Petri;
• Caneta marca texto;
• Sal de Cozinha;
• Pão de forma ou torrada;
• Batata;
• Tomate;
• Arroz;
• Feijão.

Procedimento
a) Distribua um pouco de cada "alimento" individualmente em cada uma das placas de Petri tampando-as em seguida.
b) Repita o procedimento acima em novas placas de Petri, sem, contudo, tampá-las.
c) Aguarde 1 semana e retorne ao laboratório para a verificação dos resultados obtidos.
d) Responda as questões do relatório que será passada pelo professor.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Quais alimentos estragaram mais? Por quê?
4- Quais alimentos estragaram menos? Por quê?
5- Houve algum alimento que não estragou? Se sim, qual?
6- Quais foram os microrganismos que estragaram os alimentos?
7- O experimento lhe ajudou a tomar mais cuidado na conservação de alguns alimentos? Explique. 




Referência bibliográfica:

"Adaptado" de http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=531



AÇÃO DO FERMENTO BIOLÓGICO SOBRE ALGUNS INGREDIENTES
UTILIZADOS EM RECEITAS CULINÁRIAS
(Apostila - Situação de Aprendizagem 3 - Vol.2)

Material
• 6 garrafas pets de 1 litro;
• 6 bexigas;
• 200 ml de água por garrafa;
• 50g de fermento biológico;
• 1 colher de chá de farinha de trigo;
• 1 colher de chá de açúcar;
• 1 colher de chá de sal;
• 10g de queijo muçarela;
• 20 ml de leite integral.

Procedimento
a) Despeje 200 ml de água em cada garrafa, acrescentando uma colher de chá de fermento biológico;
b) Coloque a quantidade correta dos ingredientes nas garrafas, tomando o cuidado de acrescentar somente um tipo de ingrediente em cada garrafa;
c) Utilize a 6ª garrafa como "controle", deixando na água apenas fermento biológico;
d) Feche o gargalo das garrafas com as bexigas devidamente esvaziadas e aguarde de 3 a 5 dias para observação dos resultados.


Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- O que provocou o enchimento do balão no frasco em que havia água, fermento e açúcar?
4- Como podemos saber que o fermento só atuou no açúcar, e não na água?
5- Com base no resultado obtido no frasco que continha água, fermento e açúcar, o que você pode dizer sobre a função do fermento nas receitas culinárias analisadas?
6- O que você pode dizer sobre a ação do fermento nas outras garrafas? Explique cada uma delas.
7- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre a ação do fermento sobre os diferentes tipos de ingredientes? Explique.


Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 2 - 7º ano - São Paulo, 2014-2017.



BLINDANDO UMA ONDA
(Apostila - Situação de Aprendizagem 3 - Vol.2)

Material
• dois aparelhos celulares;
• um pedaço de papel-alumínio (de tamanho suficiente para envolver completamente o celular), uma caixa tipo longa vida (daquelas com parede interna de alumínio), uma lata com tampa ou ainda uma panela, com tamanho tal que o celular caiba completamente dentro;
• folhas ou caixas de papel comum, papel celofane, papelão, jornal, plástico, vidro (potes de conserva, por exemplo) e outros materiais disponíveis (com tamanho suficiente para envolver totalmente o celular).


Procedimento
a) Para a realização da atividade, o professor ligará um dos aparelhos celulares e ajustará o toque para o volume máximo.
b) De outro aparelho, um aluno fará uma ligação para este celular, para se certificar de que ele esteja funcionando corretamente.
c) Em seguida, o aparelho celular será totalmente embrulhado com papel sulfite ou colocado dentro da caixa de papelão.
d) Por último, o aluno voluntário ligará para o celular embrulhado para ver o que acontece.
e) Em uma segunda etapa, desembrulhe o celular e o envolva com outros materiais (jornal, celofane, plástico etc.) e embalagens (caixas de papelão, vidros etc.), um de cada vez. Para cada material de embrulho, deve-se fazer o teste da ligação, tomando o cuidado de registrar suas observações.
f) Por fim, vamos embrulhar o celular com papel-alumínio ou colocá-lo dentro de uma panela de alumínio tomando o cuidado de também anotar suas observações.
g) Agora você está pronto para responder as questões do relatório a seguir!

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique, resumidamente, as etapas do experimento.
3- O que acontece quando ligamos de um celular para o outro após testá-lo com cada um dos materiais?
4- Qual o caminho que a onda eletromagnética faz?
5- Como você explica o fato de alguns materiais isolarem as ondas do celular e outros não? Justifique.
6- Que outro tipo de embrulho também seria capaz de impedir o celular de receber a chamada? Por quê?
7- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre os tipos de materiais responsáveis por "blindar" as ondas? Explique.


Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 2 - 9º ano - São Paulo, 2014-2017.



CONDUTORES E ISOLANTES
(Apostila - Situação de Aprendizagem 6 - Vol.2)

Material
• duas pilhas de 1,5 V;
• uma lâmpada de 3 V;
• fita isolante;
• alguns fios do tipo "cabinho" de ligar telefones;
• diferentes materiais a serem investigados (chave de fenda, borracha, tesoura de metal, martelo, caneta esferográfica, pregador, régua etc.).

Procedimento
a) Junte as duas pilhas pólo positivo com negativo com fita isolante. Certifique-se que seus contatos estejam bem conectados.
b) Prenda as extremidades dos "cabinhos" (já previamente descascadas) nos pólos positivo e negativo das pilhas (um cabinho em cada pólo).
c) Ligue um dos fios em um dos contatos da lâmpada; conecte o outro fio no material escolhido a ser testado.
d) Encoste a outra extremidade da lampada que ficou livre em um ponto qualquer do material escolhido e verifique se acenderá ou não.


Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Quais dos materiais testados conduziram eletricidade?
4- Quais dos materiais testados não conduziram eletricidade?
5- Como você explica o fato de alguns materiais conduzirem eletricidade e outros não? Justifique.
6- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre os materiais condutores e isolantes? Explique.


Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 2 - 8º ano - São Paulo, 2014-2017.



CULTURA DE MICROGANISMOS EM MEIO GELATINOSO
(Apostila - Situação de Aprendizagem 1 - Vol.2)

Material
• 1 pacote de gelatina incolor;
• 1 cubo de caldo de carne;
• 1 colher de sopa de açúcar
• 2 placas de Petri;
• Hastes flexíveis de algodão (cotonete).

Procedimento
a) Dissolva um pacote de gelatina incolor e um cubo de caldo de carne em duas xícaras de
água quente previamente fervida.
b) Em seguida, adicione uma colher (sopa) de açúcar à mistura.
c) Disponha o preparado ainda quente em placas de Petri (podem ser substituídas por tampas de frascos de alimento em conserva – previamente fervidas – ou por copinhos plásticos rasos e
transparentes).
d) Tampe os meios de cultura com as próprias tampas das placas de Petri e guarde-os em local fresco e seco durante um período de 24h.
e) Esfregue uma haste flexível de algodão no local escolhido da coleta dos microrganismos e, em seguida, abra o meio de cultura e passe-a levemente sobre a superfície do meio de cultura.
f) Feche novamente a placa de Petri para evitar contaminação com microrganismos de outros locais, lembrando que o meio de cultura deve ser guardado em local protegido, para posterior análise dos resultados.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Descreva o aspecto dos microrganismos do meio de cultura presentes na placa de Petri.
4- Agora, compare a placa de Petri de sua sala com a das demais salas. Em quais placas houve maior crescimento de microrganismos? E em quais houve menor crescimento?
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre a forma de  reprodução dos microrganismos? Explique.

Preparo do meio de cultura e explicação teórica.

Dez dias depois:
Proliferação dos fungos e observação ao estereoscópio de mesa.


Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 2 - 7º ano - São Paulo, 2014-2017.



IDENTIFICANDO OS PONTOS CARDEAIS
(Apostila - Situação de Aprendizagem 2 - Vol.1)

Construindo uma bússola - Material
• um ímã (talvez tenha um na geladeira de sua casa);
• uma agulha;
• uma rolha de cortiça ou um pedaço de isopor;
• fita adesiva;
• uma faca (que seu professor irá manusear);
• um vasilhame com água.

Procedimento
1. Peça ao seu professor para cortar a rolha ou o isopor, deixando-o com cerca de um
centímetro de altura, formando um disco.
2. Magnetize a agulha: passe apenas uma de suas extremidades (de preferência a parte mais fina, a ponta) na lateral do ímã cerca de 20 vezes, sempre no mesmo sentido, tomando o cuidado de não fazer movimentos de ida e volta e de não se machucar.
3. Usando a fita adesiva, fixe a agulha no disco de rolha ou isopor e coloque-o em um vasilhame com água. Se estiver tudo certo, quando você mexer na agulha, ela deve voltar para a mesma posição, indicando a direção Norte-Sul.
4. Após a verificação dos resultados, responda as questões do relatório que será passada pelo professor.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Como as agulhas das bússolas construídas por você e por seus colegas estão orientadas (na mesma direção, em direções diferentes etc.)?
4- Com o professor e seus colegas, identifique onde estão os pontos cardeais usando a bússola que você construiu.
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre o uso das coordenadas geográficas em nosso dia a dia? Explique.



Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 1 - 7º ano - São Paulo, 2014-2017.



ILUMINANDO UMA SUPERFÍCIE ESFÉRICA COM UMA LANTERNA
(Apostila - Situação de Aprendizagem 5 - Vol.2)

Material

• uma bola de basquete ou voley;
• uma lanterna;
• um pedaço de papelão ou cartolina preta.

Procedimento
a) Recorte um quadradinho com menos de 1 cm de lado no centro do pedaço de cartolina preta (ou qualquer papel bem fosco) e mantenha a lanterna a uma distância fixa dele (aproximadamente 10 cm), projetando a silhueta iluminada sobre a superfície esférica (Vide figura abaixo).
b) Use a bola para representar a Terra. Com o auxílio da lanterna, ilumine-a através do orifício quadrado no papelão.
c) Mova o conjunto anteparo + lanterna de forma que ilumine diversas posições da superfície esférica (parte superior, meio, parte inferior da bola), mantendo fixa a distância do anteparo ao centro do objeto esférico.
d) Anote os resultados da iluminação de cada trecho no caderno e responda as questões do relatório.


Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Que ponto(s) da superfície esférica é(são) iluminado(s) mais intensamente?
4- Que ponto(s) é(são) iluminado(s) com menor intensidade?
5- Pensando no que descobriu com o experimento, responda: por que as regiões polares recebem menos luz solar do que as equatoriais, conforme indica a figura abaixo?


6- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre o mecanismo de iluminação da luz do Sol sobre as diferentes regiões da Terra? Explique.


Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 2 - 6º ano - São Paulo, 2014-2017.



ILUSÃO INVERSA


Material
• desenhos ou frases em papel; 
• copo de vidro;
• água.

Procedimento
a) Escreva ou desenhe o que quiser no papel;
b) Coloque-o atrás do copo de vidro;
c) Em seguida, encha o copo com água;
d) Observe o que aconteceu;
e) Para finalizar, responda as questões do relatório.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Segundo suas observações, o que aconteceu com as imagens ao posicioná-las atrás do copo?
4- Com o auxílio de livros didáticos ou da internet, procure explicar como ocorre o "fenômeno" da Ilusão Inversa.
5- O experimento ajudou a esclarecer o "fenômeno" da Ilusão Inversa? Se sim ou não, por quê?
INDICADOR ÁCIDO-BASE COM PAPEL DE TORNASSOL


Material
• Papel de tornassol;
• 6 placas de Petri;
• Leite;
• Detergente;
• Água sanitária;
• Limão;
• Ácido Clorídrico (HCl);
• Ácido Acético (CH3CO2H).

Procedimento
a) Adicione cada uma das seis substâncias em placas de Petri separadas;
b) Em cada uma das Placas de Petri, apoie o papel de tornassol deixando uma pequena parte para fora;
c) Aguarde alguns segundos e observe as cores que irão surgir;
d) Para finalizar, responda as questões do relatório.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique, passo a passo, como foi feito o experimento.
3- Defina pH.
4- Quais são as colorações obtidas em cada uma das substâncias testadas?
5- Usando a escala de pH, indique quais substâncias possuem solução ácida (pH < 7), solução neutra (pH = 7) e solução básica/alcalina (pH > 7).
6- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre o pH das substâncias testadas? Explique.

Leite, Detergente, Cândida, Limão, HCl e CH3CO2H


Referência bibliográfica:

ELABORAÇÃO PESSOAL



INVESTIGANDO O EFEITO DO COMPRIMENTO DE UMA COLUNA DE AR 
EM VIBRAÇÃO SOBRE O SOM QUE ELA PRODUZ



Relatório

01- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
02- Explique como foi feito o experimento.
03- Que tipo de órgão dos sentidos utilizamos para a percepção desse experimento?
04- Quais são os tipos de sons produzidos ao assoprarmos os tubos de ensaio?
05- Porque os diferentes níveis de água nos "tubos" produzem sons diferentes?
06- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre a importância e características desse órgão dos sentidos? Explique.



Referência bibliográfica:

CANTO, EDUARDO LEITO DO. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano.
3ª ed. - 8º ano - São Paulo: Moderna, 2009



PREPARO E VISUALIZAÇÃO DE
CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS AO M.O.C

Material
• microscópios;
• lâminas;
• lamínulas;
• 1 cebola;
• gilete;
• cotonetes;
• corante azul de metileno.

Procedimento
1parte: célula vegetal.
a) Corte uma pequena e fina película da casca de cebola e disponha sobre a lâmina.
b) Coloque uma gota de água para não desidratar rapidamente e cubra com uma lamínula.
c) Insira a lâmina no microscópio e focalize no aumento de 100x e, após observação, aumente para 400x.

2a parte: célula animal.
a) Pegue um cotonete e raspe na parte interior de sua bochecha e esfregue na região central da lâmina.
b) Adicione uma gota de corante e cubra com uma lamínula.
c) Insira a lâmina no microscópio e focalize no aumento de 100x e, após observação, aumente para 400x.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Descreva os aspectos observados no aumento de 100x das células vegetais.
4- Descreva os aspectos observados no aumento de 400x das células animais.
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor as diferenças e as principais características das células animais e vegetais? Explique.


Referência bibliográfica:

ELABORAÇÃO PESSOAL



REAÇÃO DO AMIDO + IODO

Material
• 4 placas de Petri;
• 1 colher (café);
• 1 faça sem ponta;
• Tintura de Iodo;
• Sal de Cozinha;
• Maisena;
• Arroz cru;
• Batata crua;
• Conta-Gotas.

Procedimento
a) Acrescente sal em uma das placas de petri e pingue algumas gotas de iodo.
Observe o que aconteceu.
b) Repita o procedimento "a" com as outras três substâncias (maisena, arroz cru e batata crua cortada em fatia) sempre observando o que aconteceu.
c) Após a verificação dos resultados, responda as questões do relatório que será passada pelo professor após o experimento.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Do que se trata o experimento?
3- Que procedimentos foram utilizados?
4- Quais alimentos possuem mais amido? Por quê?
5- Quais alimentos possuem menos amido? Explique.
6- Como você explica a reação entre o iodo e os alimentos?
7- O experimento foi útil para melhor auxiliar sua dieta? Por quê? 



Referência bibliográfica:




SIMULANDO AS FASES DA LUA
(Apostila - Situação de Aprendizagem 3 - Vol.2)

Material
• 1 bola de isopor (aproximadamente do tamanho de uma bola de vôlei);
• 1 lanterna;
• 3 alunos.

Procedimento
a) Em uma sala escura, um aluno representará o Sol segurando a lanterna e apontando seu feixe sempre em direção à Lua. A Terra será representada pela cabeça de um segundo aluno, que fará as observações.
b) A Lua será carregada ao redor da Terra, no sentido horário, pelo terceiro aluno. O aluno Terra apenas girará sobre si mesmo.
c) No início da simulação o aluno Lua, ao transladar ao redor da Terra, mantém a Lua (bola de isopor) no mesmo plano do Sol (lanterna) e da Terra (cabeça do aluno Terra), isto é, no plano da eclíptica.
d) Em seguida, o aluno Terra deve relatar a aparência da face iluminada da Lua que ele enxerga (ele pode dizer, por exemplo: “Se parece com a letra C” ou “Se parece com a letra D” etc.). 
e) Realize, ao menos, duas voltas completas da Lua ao redor da Terra.



Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- O que ocorre quando a Lua está na posição 1? E na posição 3?
4- As sombras observadas poderiam ser eclipses?
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor como são as fases da Lua? Explique.


Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 2 - 8º ano - São Paulo, 2014-2017.



SIMULANDO O TRATAMENTO DE ÁGUA
(Apostila - Situação de Aprendizagem 2 - Vol.2)

Material
• um balão volumétrico (erlenmeyer) com capacidade de aproximadamente 1 litro;
• dois béqueres ("vasilhas") com capacidade de aproximadamente 500 ml;
• um bastão de vidro ou madeira para mexer;
• cerca de 200 gramas de terra comum, coletada em uma jarra ou garrafa;
• 1 litro de água;
• uma concha ou copo;
• um funil de vidro ou de plástico, com algodão tapando o gargalo;
• um filtro construído com areia, cascalho grosso e cascalho fino.

Procedimento
a) Ao iniciar o experimento, é preciso preparar a água barrenta em um béquer (recipiente), misturando bem a água e a terra, com o bastão.
b) Identifique os béqueres com os números 1 e 2. Deixe o béquer 1 com a água barrenta.
c) Reserve o béquer 2 com um pouco de água límpida, pois ele será usado para comparação com o béquer 1 e a água filtrada do balão volumétrico (erlenmeyer).
d) Despeje a água barrenta no filtro montado dentro do funil que está apoiado sobre o erlenmeyer. Observe como a água sai.
e) Pegue o béquer 2 (água límpida) e compare com a água filtrada do erlenmeyer e a água barrenta do béquer 1. Registre os resultados em seu caderno.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Qual a importância em se fazer o tratamento da água?
4- Qual das águas (barrenta ou filtrada) pode ser considerada límpida? E qual pode ser considerada potável? Justifique sua resposta.
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre as etapas do tratamento da água? Explique.



Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 2 - 6º ano - São Paulo, 2014-2017.



SOLUBILIDADE E DENSIDADE
DOS MATERIAIS EM ÁGUA
(Apostila - Situação de Aprendizagem 2 - Vol.1)

Material
• água de torneira;
• palitos de sorvete;
• sal de cozinha;
• 1 colher (sopa) de areia;
• 1 rolha;
• massa de modelar;
• 1 clipe de metal;
• folha de árvore;
• 3 copos transparentes.

Procedimento
1a parte: solubilidade dos materiais em água.
a) Coloque água até a metade em dois dos copos. Em seguida, coloque uma pitada de sal em um copo e uma pitada de areia no outro.
b) Misture bem com a ajuda dos palitos. Anote o que aconteceu.

2a parte: densidade dos materiais em relação à água.
a) Coloque água até a metade no terceiro copo.
b) Coloque, separadamente, cada um dos materiais restantes, anotando quais afundam e quais não afundam.

Preencha a tabela a seguir com os resultados do experimento e responda às questões propostas:


Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Cite dois possíveis usos de materiais que não são dissolvidos pela água.
4- Cite dois possíveis usos de materiais que não afundam na água.
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre o conceito de solubilidade e densidade? Explique.


Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 1 - 6º ano - São Paulo, 2014-2017.



TESTANDO O SENTIDO DO PALADAR:
DOCE, SALGADO, AZEDO E AMARGO
(Apostila - Situação de Aprendizagem 9 - Vol.1)

Material
• copinhos descartáveis para café;
• quatro bebidas diferentes fornecidas pelo professor e identificadas como A, B, C e D;
• água potável para lavar a língua.

Procedimento
a) Experimente um pequeno gole de cada bebida e tente identificar o sabor de cada uma e em qual região da língua ele foi sentido com maior intensidade.
b) Entre a experimentação de cada bebida, beba alguns goles de água para lavar a língua.
c) Repita os procedimentos com cada um dos integrantes do grupo.
d) Durante a experimentação, anote as sensações de cada aluno do grupo em seu caderno.
e) Quando todos terminarem, compare os resultados obtidos e discuta com os colegas em quais partes da língua os quatro sabores foram sentidos com maior intensidade.
f) Faça um desenho da língua e identifique a região em que cada sabor foi mais perceptível.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Como será que a língua percebe os sabores?
4- Como pode ser possível perceber sabores diferentes, com maior intensidade, em regiões diferentes da língua?
5- O que são receptores?
6- Quais são os outros tipos de estímulos, além do sabor, que o corpo pode perceber?


Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 1 - 9º ano - São Paulo, 2014-2017.



TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS
(Apostila - Situação de Aprendizagem 6 - Vol.1)

Material
• 1 copo de vidro ou plástico transparente e incolor contendo vinagre de álcool até cerca de ¼ da capacidade ou 50 mL;
• 1 colher (café);
• hidrogenocarbonato de sódio (bicarbonato de sódio) em pó (encontrado em farmácias e supermercados).

Procedimento
a) Acrescente, aos poucos, 1 colher (café) rasa de hidrogenocarbonato de sódio ao vinagre.
Observe o que aconteceu.
b) Acrescente, aos poucos, mais 1 colher rasa (café) de hidrogenocarbonato de sódio ao vinagre.
Observe o que aconteceu.
c) Repita o procedimento b, contando o número de colheres de hidrogenocarbonato, até que não haja mais efervescência e o hidrogenocarbonato fique no fundo do copo.
d) Após a verificação dos resultados, responda as questões do relatório que será passada pelo professor após o experimento.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- O que aconteceu quando a primeira colher de bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato) foi despejada no copo?
4- Com qual substância presente no copo o hidrogenocarbonato deve estar reagindo?
5- Por que, ao acrescentar a segunda colher de hidrogenocarbonato, continuou a ocorrer a efervescência?
6- Após quanto tempo, em média, o bicarbonato de sódio deixou de realizar efervescência?
7- Qual a proporção ideal de vinagre e de hidrogenocarbonato para que a reação ocorra normalmente?




Referência bibliográfica:

"Adaptado" de SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP. Caderno do Aluno: Ciências - Ensino Fundamental. Nova Edição - Vol. 1 - 9º ano - São Paulo, 2014-2017.



VISUALIZAÇÃO DE MATERIAL 
HISTOLÓGICO AO M.O.C

Material
• microscópios;
• lâminas com estruturas histológicas;
• caderno para desenho.

Procedimento
1parte - visualização das estruturas histológicas, sendo:
a) Microscópio 1: Rim de mamífero (aumento de 640x).
b) Microscópio 2: Língua de mamífero (aumento de 640x).
c) Microscópio 3: Osso humano desgastado (aumento de 160x).
d) Microscópio 4: Sangue humano (aumento de 640x).

2a parte - utilização do caderno de ciências para elaborar:
a) desenho dos materiais observados;
b) relatório sobre os materiais observados.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados na aula prática?
2- Do que se trata a aula prática?
3- Descreva, com suas palavras, as estruturas observadas em cada um dos microscópios.
4- Quais foram os aumentos utilizados em cada um dos microscópios para melhor visualizar as estruturas histológicas?
5- A aula prática lhe ajudou a entender melhor as diferenças e as principais características das estruturas histológicas observadas ao M.O.C.? Explique.


Referência bibliográfica:

ELABORAÇÃO PESSOAL



ENSINO MÉDIO

BIOLOGIA


AS CÉLULAS DO SANGUE

Material
• 2 microscópios;
• 1 lâmina de vidro com sangue de anfíbio (sapo);
• 1 lâmina de vidro com sangue de mamífero (humano);
• caderno para desenho.

Procedimento
1parte - visualização das estruturas histológicas, sendo:
a) Microscópio 1: Sangue de sapo (aumento de 400x).
b) Microscópio 2: Sangue humano (aumento de 400x).

2a parte - utilização do caderno de biologia para elaborar:
a) desenho dos materiais observados;
b) relatório sobre os materiais observados.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados na aula prática?
2- Do que se trata a aula prática?
3- Compare, explicando com suas palavras, as células do sangue de mamíferos e anfíbios.
4- Quais foram os aumentos utilizados em cada um dos microscópios para melhor visualizar as estruturas histológicas?
5- A aula prática lhe ajudou a entender melhor as diferenças e as principais características das estruturas histológicas observadas ao M.O.C.? Explique.

Sangue de sapo e sangue humano 
(aumento de 400x)


Referência bibliográfica:

ELABORAÇÃO PESSOAL



EXTRAÇÃO DE PIGMENTOS DE FOLHAS 
ATRAVÉS DA TÉCNICA DA CROMATOGRAFIA

Material
• Folhas verdes;
• Folhas de couve roxa;
• Almofariz com pistilo;
• Álcool etílico 92,8%;
• Filtro de papel;
• Placa de petri;
• Erlenmeyer;
• Funil.

Procedimento I
a) Pique as folhas verdes em pequenos pedaços dentro de um almofariz;
b) Triture os pedaços de folhas com o pistilo;
c) Adicione um pouco de álcool sobre as folhas trituradas;
d) Aguarde por aproximadamente 3 minutos;
e) Filtre a mistura resultante, utilizando o funil e o papel de filtro;
f) Coloque o filtrado sobre uma placa de petri;
g) Corte a folha de papel de filtro em forma de pequenos retângulos;
h) Coloque-os sobre a base da placa, de modo que se mantenha perpendiculares a esta;
i) Aguarde alguns minutos, até que o líquido suba por capilaridade;
j) Observe as zonas coloridas que se formam.

Procedimento II
Repita o Procedimento I, utilizando agora as folhas de couve-roxa.

Resultados:
cor verde-azulada = corresponde à clorofila a.
cor amarela = corresponde às xantofilas.
cor verde-limão = corresponde à clorofila b.
cor amarelo-alaranjado = corresponde aos carotenos.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Quais foram as cores obtidas no filtro de papel que ficou em contato com o preparado "verde"? Que tipo de substância corresponde essas cores?
4- Quais foram as cores obtidas no filtro de papel que ficou em contato com o preparado "roxo"? Que tipo de substância corresponde essas cores?
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre os tipos de substâncias presentes nas folhas dos vegetais que foram testados? Explique.



Referência bibliográfica:

TAMAYO, JOÃO FRANCISCO. Aulas práticas de biologia. 1ª ed. - São Paulo: Conceitual, 2007



FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

Material
• água morna (cerca de 250 mL);
• garrafa PET de água (cerca de 500 mL);
• açúcar refinado;
• fermento biológico (cerca de 25 g);
• bastão de vidro (ou colher de sobremesa);
• béquer de 500 mL (ou vasilha);
• funil de vidro (ou similar).

Procedimento
a) No béquer (ou vasilha) dilua cerca de 25 g de fermento biológico em 250 mL de água morna;
b) Em seguida, misture duas colheres de sobremesa de açúcar e despeje o conteúdo dentro de uma garrafa PET com o auxílio de um funil;
c) Por último, tampe a garrafa com uma bexiga e aguarde alguns minutos;
d) Após as observações, responda as questões do relatório a seguir.

Relatório

1- Do que se trata o experimento?
2- Quais foram os materiais utilizados?
3- Qual é o gás que ficou preso na bexiga?
4- A reação foi instantânea ou não? Explique.
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre o processo de fermentação alcoólica? Justifique.


Referência bibliográfica:

ELABORAÇÃO PESSOAL



GENÉTICA - ATIVIDADE PRÁTICA
(FILHO DE SCOISO, SCOISINHO É!)

Material
• 1 kit de Scoisos;
• Grupos de 4 a 6 participantes;
• 1 caderno para anotações.

Procedimento
a) Abrir o saquinho plástico que o(a) professor(a) retirou de dentro do saco vermelho da Scoiso fêmea. Nele há seis pares de retângulos de cor rosa, de tamanhos diferentes, que representam os cromossomos maternos. Em uma das faces dos cromossomos estão escritas letras que correspondem a um código;
b) Colocar sobre a carteira todos os cromossomos com as letras viradas para baixo e organizar os pares. Pegar ao acaso um cromossomo de cada tamanho e colocar dentro do envelope escrito óvulo;
c) Abrir o saquinho plástico que o(a) professor(a) retirou de dentro do saco azul do Scoiso macho. Nele há seis pares de retângulos azuis, de tamanhos diferentes, que representam os cromossomos paternos. Em uma das faces dos cromossomos estão escritas letras que correspondem a um código;
d) Colocar sobre a carteira todos os cromossomos com as letras viradas para baixo e organizar os pares. Pegar ao acaso um cromossomo de cada tamanho e colocar dentro do envelope escrito espermatozóide;
e) Colocar o conteúdo dos envelopes que representam o óvulo e o espermatozóide dentro de um envelope escrito Scoisinho;
f) Retirar todos os cromossomos do envelope escrito Scoisinho e formar pares de acordo com o tamanho;
g) Descobrir a aparência que o Scoisinho formado terá interpretando o código das letras presentes nos cromossomos e que está na Tabela I;
h) Montar o Scoisinho de acordo com as informações contidas na Tabela I.


Relatório

1- O que representa cada saquinho plástico que estava no saco rosa que o professor retirou de dentro do Scoiso fêmea? E o que estava no saco azul dentro do Scoiso macho?
2- O que representa a passagem de um cromossomo de cada tipo para o envelope escrito óvulo?
3- O que representa a união do conteúdo dos envelopes óvulo e espermatozóide no envelope do Scoisinho?
4- Que nome recebe, em genética, as "receitas" para as diferentes características?
5- Como se descobre se uma “receita” é dominante ou recessiva?
6- Quando é que a característica condicionada pela cópia recessiva se manifesta?
7- Por que os filhos de um casal de Scoisos não são todos iguais?
8- Se “receitas” para as características, ou genes, estão codificadas no DNA. Onde na célula se localiza o DNA?
9- O que significa a palavra ‘hereditário’?




OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS VEGETAIS E EUGLENAS 
(REINOS PLANTAE E PROTISTA) AO M.O.C

Material
• microscópios;
• lâminas preparadas contendo micro-organismos e células vegetais;
• caderno para desenho.

Procedimento
a) Visualize ao M.O.C (Microscópio Óptico Comum) o micro-organismo e células vegetais em questão;
b) Sob a orientação do professor, procure identificar cada tipo de estrutura celular dos seres vivos;
c) Em seu caderno, faça o desenho das estruturas/seres vivos observados;
d) Para finalizar, responda as questões do relatório.

Relatório

1- Quais foram os organismos observados ao M.O.C? A que Reino dos Seres Vivos eles pertencem?
2- Dê exemplos de nomes da estrutura interna da Euglena.
3- Cite exemplos de nomes da estrutura interna de uma célula vegetal.
4- Para a observação das células e estruturas dos seres vivos ao M.O.C, foram utilizadas lentes com aumento de 40x, 100x ou 400x?
5- A observação das células e estruturas dos seres vivos ao M.O.C lhe ajudou a entender melhor as semelhanças e diferenças entre as células vegetais e as células dos seres protozoários? Explique.

Célula Vegetal (Reino Plantae) e Euglena (Reino Protista)


Referência bibliográfica:

ELABORAÇÃO PESSOAL



OBSERVAÇÃO DE PARAMÉCIOS E ROTÍFEROS 
(REINOS PROTISTA E ANIMALIA) AO M.O.C

Material
• microscópios;
• lâminas preparadas contendo micro-organismos;
• caderno para desenho.

Procedimento
a) Visualize ao M.O.C (Microscópio Óptico Comum) os micro-organismos em questão;
b) Sob a orientação do professor, procure identificar cada tipo de micro-organismo;
c) Em seu caderno, faça o desenho dos micro-organismos observados;
d) Para finalizar, responda as questões do relatório.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados na aula prática?
2- Do que se trata a aula prática?
3- Descreva, com suas palavras, os aspectos (características) principais dos micro-organismos observados ao M.O.C.
4- Qual a classificação (Reino) de cada um dos micro-organismos observados?
5- Qual aumento foi utilizado para visualização dos micro-organismos estudados? Há um motivo especial para a escolha do aumento em questão? Se sim ou não, por quê?
6- A aula prática lhe ajudou a conhecer mais detalhes sobre esses fabulosos seres microscópicos? Explique.

Paramécio e Rotífero visualizado ao M.O.C
(aumento de 400x)


Referência bibliográfica:

ELABORAÇÃO PESSOAL



OSMOSE EM BATATAS

Material
• Duas batatas cruas;
• Sal;
• Açúcar;
• Uma colher de café;
• Guardanapos de papel;
• Placas de petri;
• Caneta para retroprojetor.

Procedimento
a) Com a faca, corte as batatas ao meio de forma que você obtenha quatro metades;
b) Pegue a colher de café e faça um buraco em três metades, sendo que uma metade fique intacta;
c) Com os guardanapos, seque bem as metades da batata;
d) Pegue três placas de petri e marque-as com a caneta, escrevendo em cada um “açúcar”, “sal” e “controle”. Marque as outras duas placas com “açúcar” e “sal”, respectivamente;
e) Com as placas de petri limpas e secas, coloque uma metade de batata em cada placa, de forma que os buracos fiquem voltados para cima;
f) Na metade que ficar na placa marcada com “açúcar” coloque uma colher de café de açúcar, e na metade que ficar na placa marcada com “sal” coloque uma colher de café de sal;
g) No placa em que estiver escrito “controle”, coloque apenas a metade da batata, sem adicionar sal ou açúcar;
h) Em uma das placas que restaram coloque uma colher de café de açúcar; e na outra, coloque uma colher de café de sal;
i) Observe por alguns minutos e, em seguida, responda as questões abaixo.

Resultados / conclusão:
Passados alguns minutos, iremos observar que o açúcar e o sal colocados nas metades da batata estarão úmidos, enquanto que a batata que se encontra na placa intitulada como “controle” ficará normal. Nas placas onde há apenas o sal e o açúcar, sem a presença de batata, tanto o sal quanto o açúcar estarão secos.
A água que estava contida no interior das células da batata (meio hipotônico) atravessou suas membranas semipermeáveis, indo para o lado mais concentrado (meio hipertônico), ou seja, onde foi colocado o sal e o açúcar. Comparando essas metades com a batata controle, podemos observar que nas metades em que foram adicionados o sal e o açúcar, a batata ficou mais “mole”, pois sofreu a plasmólise, ou seja, perdeu água.
Esse processo de transferência da água através da membrana semipermeável é conhecido como osmose.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- De onde veio a água que surgiu nas batatas que continham o sal e o açúcar?
4- Alguma das batatas mudou de cor ou consistência?
5- Na batata controle aconteceu algo? Se sim ou não, por quê?
6- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre o conceito de osmose em células vegetais? Explique.



Referência bibliográfica:

"Adaptado" de https://www.google.com/amp/s/m.educador.brasilescola.uol.com.br/amp/estrategias-ensino/observando-osmose-batatas.htm



SIMULANDO O PROCESSO DE EUTROFIZAÇÃO

Material
• Azul de metileno;
• 400 ml de água;
• 1 béquer de 500 ml;
• 2 potes de vidro com tampa;
• Biscoitos;
• Colher.

Procedimento
a) Acrescente algumas gotas de azul de metileno no béquer contendo 400 ml de água. Despeje nos potes de vidro;
b) Um pote será utilizado como controle. Ao outro pote acrescente os biscoitos (ou outro tipo de alimento). Evite utilizar alimentos que apresentem muitos conservantes e/ou corantes em sua formulação;
c) Tampe os potes e guarde em local protegido da lu do Sol. Aguarde de 3 a 5 dias. O tempo necessário para o início da decomposição bacteriana varia conforme o tipo de alimento utilizado e as condições de temperatura ambiente.

Resultados / conclusão:
O azul de metileno funciona, a grosso modo, como um indicador de oxigênio na água. Conforme as bactérias consomem o oxigênio e liberam gás carbônico, o corante vai perdendo a cor e a água volta a ser transparente.
Após o fim do experimento é possível deixar a solução azul novamente. Basta abrir o pote e agitar, permitindo que o oxigênio do ar se dissolva na água.
Recomenda-se fazer isso em ambiente ventilado por causa do forte cheiro causado pela decomposição anaeróbia, que libera sulfetos (responsáveis pelo típico cheiro de ovo podre) e gás metano.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Do que se trata a aula prática?
3- Após alguns dias, o que aconteceu com o azul de metileno no pote contendo os biscoitos. E no pote controle?
4- Em quais tipos de ambientes esse tipo de "fenômeno" costuma ocorrer?
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre o processo de eutrofização? Explique.

Acima: início da reação.
Abaixo: fim da reação.


Referência bibliográfica:




QUÍMICA


COMPARAÇÃO DAS DENSIDADES DE DIFERENTES MATERIAIS:
ÁGUA, ÁLCOOL ETÍLICO E ÓLEO VEGETAL

Material
• 1 frasco estreito transparente;
• Óleo vegetal de cozinha;
• Corante alimentício;
• Conta-gotas;
• Álcool etílico;
• Água.

Procedimento
a) Coloque água até a metade do frasco estreito transparente;
b) Cuidadosamente, coloque o álcool etílico sobre a água, evitando ao máximo que eles se misturem;
c) Em um frasco pequeno a parte, misture o corante alimentício ao óleo vegetal;
d) Usando um conta-gotas, deixe cair algumas gotas de óleo vegetal no frasco;
e) Observe o que ocorreu e anote os resultados para posterior análise e debate;
f) Para finalizar, responda as questões do relatório.

Resultados / conclusão:
Ao colocarmos o álcool cuidadosamente sobre a água evitamos que eles se misturem. Como ambos são incolores fica muito difícil dizer onde está a separação entre a camada de álcool e a de água.
Ao adicionarmos o óleo de cozinha observamos que ele irá se posicionar exatamente na fronteira entre estas duas camadas, formando gotas perfeitamente esféricas
Pode-se concluir que isso ocorre porque a densidade do óleo é menor que a da água, porém maior que a do álcool. As gotas formadas são esféricas pois as mesmas mantêm o menor número possível de suas moléculas expostas à água.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- O que aconteceu ao adicionarmos algumas gotas de óleo vegetal no frasco contendo os dois líquidos?
4- Explique a diferença entre as densidades das três substâncias testadas (água, álcool etílico e óleo vegetal).
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor as diferentes densidades das substâncias? Se sim ou não, por quê?



Referência bibliográfica:

MATEUS, ALFREDO LUIS. Química na cabeça. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. 128p.



DERRETIMENTO DO GELO EM 
ÁGUAS DE DENSIDADES DIFERENTES

Material
• 2 copos plásticos de 50 mL;
• Corante alimentício;
• 2 tigelas de vidro de 250 mL;
• Sal de cozinha;
• Água.

Procedimento
a) Coloque a mesma quantidade de água em dois copos plásticos de 50 mL;
b) Adicione algumas gotas de corante a cada copo e coloque-os no congelados por algumas horas;
c) Coloque a mesma quantidade de água em cada uma das duas tigelas;
d) Em uma das tigelas vá adicionando sal até o ponto que você não consiga mais dissolve-lo por completo. Isto será sua solução saturada de sal em água;
e) Coloque simultaneamente um bloco de gelo colorido em cada uma das tigelas;
f) Deixe o sistema parado por alguns minutos;
g) Observe o que ocorreu com o líquido em cada tigela;
h) Retire os dois blocos de gelo da água comparando os seus tamanhos.

Resultados / conclusão:
À medida que os blocos de gelo com corante fundem, o corante se espalha pela água líquida. No caso da tigela contendo apenas água, a água fria proveniente da fusão do gelo é mais densa que a água à temperatura ambiente, indo para o fundo da tigela e empurrando a água do fundo da tigela para cima. O corante se espalha por toda a água na tigela e o gelo funde mais rapidamente, pois existe uma troca de calor mais eficiente.
Já no caso da solução saturada de sal, a água proveniente da fusão do gelo é menos densa, formando uma camada no topo da solução salina. O resultado é que o bloco de gelo fica cercado por água muito fria e demora mais para fundir.
Portanto água contendo muito sal (alta salinidade) ou com baixa temperatura tende a ir para o fundo, pois nestes dois casos a densidade é maior. A água contendo menos sal ou mais aquecida tende a ficar nas camadas superiores.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- O que aconteceu com o bloco de gelo imerso na tigela com solução saturada de sal? Houve diferença entre as camadas de água? Se sim, por quê?
4- O que aconteceu com o bloco de gelo imerso na tigela com água comum? Houve diferença entre as camadas de água? Explique.
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre a velocidade de derretimento do gelo em águas de densidades diferentes? Explique.



Referência bibliográfica:

MATEUS, ALFREDO LUIS. Química na cabeça. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. 128p.



INDICADOR ÁCIDO-BASE COM REPOLHO ROXO

Material
• Água;
• Repolho roxo;
• Liquidificador;
• Coador;
• 1 béquer (ou jarra transparente) de 1 L;
• 10 copos transparentes ou béqueres de 200 mL;
• Caneta e etiquetas para enumerar os béqueres;
• Limão;
• Vinagre;
• Detergente;
• Leite;
• Açúcar;
• Sal amoníaco (bicarbonato de amônio);
• Bicarbonato de sódio;
• Sabão em pó;
• Água sanitária;
• Soda cáustica.

Procedimento
a) Bata 1 folha de repolho roxo com 1 litro de água no liquidificador;
b) Coe o suco e reserve no béquer de 1 L, pois o filtrado será nosso indicador ácido-base natural;
c) Enumere cada um dos béqueres;
d) Acrescente nos béqueres 1 a 10 cerca de 100 mL do filtrado de repolho roxo e, em seguida, as demais substâncias, na respectiva ordem: limão, vinagre, detergente, leite, açúcar, sal amoníaco, bicarbonato de sódio, sabão em pó, água sanitária e soda cáustica;
e) Observe as cores das soluções;
f) Para finalizar, responda as questões do relatório.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Quais são as colorações obtidas em cada um dos béqueres?
4- Usando o modelo de escala de pH a seguir, indique quais dos frascos possuem solução ácida (pH < 7) e quais possuem solução básica (pH > 7).
5- Pelo que você pode observar, os produtos de limpeza, em geral, possuem caráter mais ácido ou mais básico? E os alimentos?

pH < 7 (ácido), pH = 7 (neutro) e pH > 7 (básico)

Referência bibliográfica:




PRODUZINDO "SANGUE DO DIABO"

Material
• 20 mL de indicador fenolftaleína (C20H14O4);
• 20 mL de hidróxido de amônio (NH4OH);
• 50 mL de álcool 70% ou 92,8%;
• 150 mL de água;
• Copo ou béquer;
• Bastão de vidro;
• Conta gotas.

Procedimento
a) Misture bem a fenolftaleína no álcool até ela ficar completamente dissolvida;
b) Adicione água, misturando novamente;
c) Acrescente o amoníaco e observe o que acontece;
d) Usando um conta-gotas, deixe cair algumas gotas da solução em um tecido qualquer;
e) Anote os resultados para posterior análise e debate;
f) Para finalizar, responda as questões do relatório.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- O que aconteceu ao jogarmos algumas gotas da solução em alguns tipos de tecidos?
4- O que ocorre com a mancha quando o local testado estiver seco?
5- Procure descobrir o "segredo" desse tipo de reação química entre a fenolftaleína e o amoníaco.



Referência bibliográfica:




REAÇÃO DE OXIDAÇÃO DA GLICERINA
PELO PERMANGANATO DE POTÁSSIO

Material
• Glicerina líquida;
• Permanganato de Potássio (KMnO4);
• Placa de Petri (ou similar);
• Colher de sobremesa;
• Papel sulfite;
• Conta gotas.

Procedimento
a) Forre todo o fundo da placa de petri com o papel sulfite;
b) Com o auxílio de uma colher, amasse 5 comprimidos de permanganato de potássio e deposite o macerado no centro da placa;
c) Utilizando o conta gotas, pingue 4 ou 5 gotas de glicerina sobre o permanganato de potássio;
d) Aguarde alguns segundos e observe a reação de oxidação;
e) Após as observações, responda as questões do relatório a seguir.

Relatório

1- Do que se trata o experimento?
2- Quais foram os materiais utilizados?
3- Explique, resumidamente, as etapas do experimento.
4- Que tipos de reações ocorrem ao misturarmos a glicerina com o permanganato de potássio?
5- Qual é a fórmula química do permanganato de potássio?
6- O experimento lhe ajudou a entender melhor os tipos de reações que ocorrem entre essas substâncias? Explique.

Referência bibliográfica:

ELABORAÇÃO PESSOAL



REAÇÃO DE OXIDAÇÃO DO ALUMÍNIO 
COM O ÁCIDO CLORÍDRICO

Material
• Ácido Clorídrico (HCl);
• Alumínio metálico (papel alumínio);
• 1 erlenmeyer ou béquer de 250 mL;
• 1 bastão de vidro.

Procedimento
a) Coloque no frasco de vidro um pequeno pedaço de papel alumínio de, aproximadamente, 30 x 5cm;
b) Adicione cerca de 100mL de ácido clorídrico;
c) Com o auxílio do bastão de vidro, mexa por alguns segundos;
d) Aguarde por alguns instantes e observe o que acontece;
e) Por fim, responda as questões do relatório a seguir.

Resultados / conclusão:
No meio contendo ácido clorídrico (HCl) a reação com o alumínio (Al) resultará na liberação de gás hidrogênio (H2), como podemos observar na equação abaixo.

2 Al(s) + 6 HCl(aq) → 2 AlCl3(aq) + 3 H2(g)

A liberação de H2 ocorre sob a forma de bolhas sobre a superfície do metal e acontece de forma lenta.

Pode-se notar, também, que a reação libera uma grande quantidade de calor (reação exotérmica).

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Na reação química entre o ácido clorídrico (HCl) com o alumínio (Al) ocorreu liberação de gás? Se sim, qual?
4- O experimento em questão trata-se de uma reação exotérmica ou endotérmica? Justifique sua resposta com base em suas observações.
5- A experiência lhe ajudou a entender melhor sobre os produtos resultantes entre a reação do ácido clorídrico com o alumínio? Explique.




Referência bibliográfica:



REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO DO IODETO DE CHUMBO 

Material
• Água;
• Bastão de vidro;
• 2 béqueres de 100 ml;
• Iodeto de Potássio (KI);
• Acetato de Chumbo Pb(C2H3O2)2

Procedimento
a) Em cada béquer, acrescentar cerca de 30 ml de água;
b) Diluir cerca de 1 g de Iodeto de Potássio em um béquer. No outro, diluir cerca de 1 g de Acetato de Chumbo;
c) Após diluição completa, misturar as duas soluções em um só frasco;
d) A seguir, vídeo demostrando a formação do Iodeto de Chumbo.

Reação entre o Iodeto de Potássio
e o Acetato de Chumbo.

Falha nossa! Kkk...

Resultados / conclusão:
O produto da reação química entre o Acetato de Chumbo e o Iodeto de Potássio será o Acetato de Potássio (CH3COOK), solúvel e incolor. O precipitado insolúvel e amarelo fica por conta do Iodeto de Chumbo (PbI2).
Passado algum tempo, ocorrerá a sedimentação do iodo e do chumbo (precipitado amarelo); a porção líquida superior, formada pelo acetato e potássio, ficará incolor.

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- Quais foram os reagentes utilizados na reação química?
4- Qual foi o produto obtido dessa reação química?
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre o processo da reação de precipitação do Iodeto de Chumbo? Explique.

Acima: diluição e mistura das soluções.
Abaixo: sedimentação do iodo e do chumbo.


Referência bibliográfica:

ALMEIDA, ERNANDES (comunicação pessoal, 19 de novembro, 2018)



SOLUBILIDADE x TEMPERATURA

Material
• 3 béqueres ("frascos") com capacidade de aproximadamente 250 mL;
• um bastão de vidro ou colher para mexer;
• cerca de 60 gramas de açúcar;
• 200 mL de água gelada;
• 200 mL de água em temperatura ambiente;
• 200mL de água previamente fervida;
• 3 termômetros de laboratório.

Procedimento
a) Adicione cada uma das três amostras de 200 mL de água em béqueres separados;
b) Acrescente 3 colheres rasas de sopa de açúcar em cada um dos 3 béqueres;
c) Mexa, com o bastão de vidro, cada um dos frascos por cerca de 20 segundos;
d) Observe o que ocorreu com o açúcar em cada frasco;
e) Registre os resultados e responda as questões do relatório em seu caderno.

Resultados / conclusão:
O que se espera é que o açúcar do béquer que contém água quente tenha maior solubilidade que o açúcar do frasco que contém água em temperatura ambiente e maior solubilidade ainda com o açúcar da vasilha que contém água gelada.
Podemos facilmente concluir que a solubilidade do açúcar em água aumenta consideravelmente em temperaturas mais elevadas. O aumento de temperatura, em geral, facilita a dissolução do soluto (açúcar), pois fica mais fácil de se quebrar as interações entre as partículas dessa substância e assim dissipá-las pelo solvente (água).

Relatório

1- Quais foram os materiais utilizados no experimento?
2- Explique como foi feito o experimento.
3- O que aconteceu com o açúcar em cada um dos três béqueres após o término do procedimento?
4- Com suas palavras, compare os diferentes resultados entre os béqueres.
5- O experimento lhe ajudou a entender melhor sobre a velocidade da solubilidade do açúcar em águas de diferentes temperaturas? Explique.

Água gelada (4ºC), "ambiente" (21ºC) e quente (72ºC)


Referência bibliográfica:

ELABORAÇÃO PESSOAL



Experimentos Complementares










Referência bibliográfica:

ANGLISS, SARAH. Eletricidade e Ímãs (Coleção Ciência à Mão). 1ª ed. - Barueri, SP: Girassol, 2012.



TABELA PERIÓDICA

 Modelo simplificado

Modelo completo